É por isso que a ansiedade está te consumindo

Termo utilizado para definir uma sensação de aflição, angústia, apreensão e incerteza com relação ao futuro. Um medo profundo do desconhecido, por isso sempre quando iniciamos um novo projeto, novas ideias ou sofremos mudanças repentinas, a ansiedade surge como uma resposta antecipada, aos acontecimentos futuros.

 

 

Nem sempre a ansiedade é ruim.

Sentir-se ansioso(a) nem sempre será um sinal de doença. Quando iniciamos uma nova fase como entrar na faculdade, ou quando mudamos de cidade, a ansiedade vem como um alerta de que algo novo está por vir, é um alerta benéfico pois te impulsiona a estar atento aos acontecimentos, diminuindo as possíveis chances de que dê errado. O problema está quando isso se torna frequente, excessivo, impedindo assim o bem estar cotidiano, fazendo com que você paralise ou deixe de fazer coisas que gosta, ou simplesmente sinta tanto medo, que acaba se tornando impossível estar sob situações novas ou imprevisíveis.

Como saber se é uma ansiedade boa ou ruim?

Com a quantidade de informações contraditórias que rolam por aí, a desinformação ganha um lugar de destaque quando o assunto é saúde mental. Não é difícil encontrar quem ofereça promessas para acabar com a ansiedade ou simplesmente fazer com que você nunca mais sinta ansiedade.

Pra começo de conversa, não existe possibilidade de viver completamente sem ansiedade, pois ela é uma resposta natural do nosso organismo aos acontecimentos futuros, desde que ela não seja patológica.

Essa resposta natural se dá como uma maneira de auto preparo, onde você será preparado com antecedência para viver o futuro, por exemplo, quando planejamos uma viagem com amigos, a chegada de um bebê na família, o aniversário de uma pessoa querida, conseguir um bom trabalho, se mudar pra outro país.

Em todos esses eventos é necessário e natural que você se sinta preocupado, desde que isso te impulsione a tomar as melhores decisões. Se essa preocupação se tornar excessiva,  a ponto de fazer você parar, atrapalhar seu raciocínio  e bem estar geral, e vier acompanhada de outros sintomas, esse é um momento de buscar ajuda profissional.

Quais os sintomas de uma ansiedade patológica?

Existem  várias doenças relacionadas a ansiedade, como o Transtorno de Ansiedade, Transtorno de Ansiedade Generalizada, Fobia Social, entre outros, sendo assim necessário o acompanhamento psicológico e/o psiquiátrico para a busca do devido diagnóstico e tratamento, mas caso você sinta alguns dos sintomas abaixo, procure ajuda o quanto antes.

  • Batimentos Cardíacos Acelerados;
  • Ataques de Pânico;
  • Preocupação Excessiva e Incapacitante;
  • Tremores;
  • Medo de sair de casa;
  • Tensão Muscular;
  • Falta de Ar;
  • Medos irracionais;
  • Respiração Ofegante;
  • Dor no Peito.

Por que estamos tão ansiosos?

A medida que os anos foram passando, estamos cada vez mais tecnológicos, mais avançados, mais evoluídos e concomitantemente, mais ansiosos e preocupados. As redes sociais se tornaram um campo de batalha onde vence quem tem a vida mais “perfeita” e invejável. Pra ser considerado parte dessa nova tribo tecnológica chamada de “internet”, é necessário cumprir padrões exorbitantes e inalcançáveis.

Você precisa ser mais do que é, ter mais do que tem, e fazer de tudo para suprir esse cálculo negativo. Doa a quem doer, custe o que custar, o padrão exigido é tão alto que não podemos, de maneira alguma, expor a verdadeira vida real, pois assim corremos o risco de sermos pessimistas ou pouco positivos em relação a vida, já que nesse mundo de “charles latões” basta acreditar muito, que a sua vida dos sonhos nascerá do acaso e cairá de paraquedas nas suas mãos.

Não é pra menos que estamos cada vez mais ansiosos, visto que devemos cumprir metas desleais com a realidade, e que sempre nos fazem pensar o quanto somos pequenos e incompetentes, feios e insuficientes para o mundo atual.

Ansiedade em mulheres

Pro gênero feminino a coisa fica ainda pior, pois além de estudantes impecáveis, empresárias de sucesso, e mães exemplares, também devemos ter um corpo invejável, um bom marido (sim, dizem por aí que é tarefa nossa que o cara seja uma boa pessoa, como se já não bastasse todo peso que carregamos) e uma sensualidade das kadarshians.Ninguém quer falar das olheiras, estrias, ou sobre como as mulheres sofrem com essa padronização de bonecas que estamos vivendo, com isso, seguimos almejando uma vida imaginária, sendo colocadas no meio de competições fajutas entre nós mesmas, longe da realidade e no fim saímos perdendo com uma sensação notória de fracasso.

Como curar minha ansiedade?

Deixar de sentir ansiedade é praticamente impossível visto que precisamos dela para viver, porém podemos tomar decisões e deixar hábitos que diminuam nossas chances de “entrar” em uma ansiedade patológica, como por exemplo:

 

  • Diminuir o tempo de uso das redes sociais
  • Dormir entre 7 e 8 horas por dia.
  • Seguir pessoas que estão próximas ao nosso estilo e padrão de vida.
  • Buscar ajuda psicológica
  • Fazer atividades físicas regularmente
  • Diminuir o tempo no telefone/tablet/computador
  • Praticar meditação
  • Eliminar ou diminuir consumo de bebida alcoólica

Ter uma vida equilibrada, cultivar bons hábitos e prezar pela tranquilidade diária são pilares essenciais para diminuir as chances da ansiedade nos consumir, trazendo possibilidades de controle, cura, e prevenção.

 

Por: Lorena Victória

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top